
CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARCAS
PROJETO MARCAS – nº 58000.011557/2016-21
Lei Federal de Incentivo ao Esporte
NOSSOS PILOTOS
Vicente Orige Carlos Souza Felipe Tozzo
8ª ETAPA – Interlagos/SP – 09 e 10/12/2017

Defendendo a bandeira da Chevrolet Cruze, nossos pilotos tiveram um excelente desempenho em Interlagos, ficando Carlos Souza em 1º lugar, Vicente Orige em 3º e Felipe Tozzo em 8º.
No resultado final da Copa Petrobras de Marcas 2017, Vicente Orige foi o grande campeão, com 278 pontos, Felipe Tozzo obteve o 4º lugar com 221 pontos e Carlos Souza o 6º lugar, com 175 pontos.
7ª ETAPA – Goiânia/GO – 18 e 19/11/2017

Na sétima etapa da Copa Petrobras de Marcas, os pilotos voltaram a confrontar-se no circuito de 3.835 metros do Autódromo Internacional de Goiânia (GO).
Na primeira corrida da etapa, no sábado 18/11, Carlos Souza, que largou da pole position, fez a melhor volta, em 1min35s212, e terminou na segunda posição, seguido de Vicente Orige – que nesta corrida chegou ao seu 25º podium na categoria. Felipe Tozzo fechou a corrida em 10º lugar.
Na segunda corrida, no domingo 19/11, Vicente Orige voltou ao podium com a conquista da 2ª posição. Felipe Tozzo terminou a corrida em 5º lugar. Carlos Souza teve problemas e abandonou a prova na 11ª volta.
6ª ETAPA – Tarumã/RS – 21 e 22/10/2017

Assim como a primeira corrida (21/10) desta sexta etapa da Copa Petrobras de Marcas, iniciada sob uma garoa fina e que terminou com vitória da Chevrolet, a segunda prova da etapa da categoria no autódromo de Tarumã (22/10), em Viamão, foi realizada com a pista escorregadia e a temperatura em torno dos 15ºC.
Na primeira corrida, de 11 voltas, Felipe Tozzo e Vicente Orige subiram ao podium com a conquista do 2º e 3º lugares, respectivamente. Na segunda corrida, de 19 voltas, Felipe Tozzo ficou em 9º lugar e Vicente Orige não completou, saindo na 15ª volta. Carlos Souza não largou em nenhuma das duas corridas.
Saiba mais sobre o Campeonato Brasileiro de Marcas
O Campeonato
Com o objetivo de colocar na pista a competitividade já existente no mercado entre as montadoras com seus sedãs médios, a Copa Petrobras de Marcas foi lançada em 2011. As boas disputas credenciaram a categoria, atraíram pilotos e equipes de alto nível, que colocaram o maior campeonato multimarcas do País entre os principais campeonatos do automobilismo nacional.
O formato, pouquíssimo alterado desde seu início em 2011, consiste em um calendário de oito etapas em sistema de rodadas duplas (duas corridas por etapa). Quatro montadoras tentam mostrar dentro da pista qual preparou o melhor carro: Ford (Focus Sedan), Toyota (Corolla), Chevrolet (Cruze) e a Renault (Fluence), que estreou em 2015.
As Regras
O regulamento é o mesmo desde o início. Na primeira rodada dupla, todos os carros correm sem peso extra, que passa a ser adicionado na segunda corrida da primeira etapa aos oito primeiros colocados da tabela de classificação do campeonato, na seguinte ordem: 80 quilos ao líder, 70 para o segundo colocado, 60 para o terceiro, 50 para o quarto e assim em diante, de dez em dez quilos, até o oitavo colocado. A redistribuição dos lastros acontece prova a prova e seu peso não é acumulativo. Na oitava e última rodada dupla, os carros correm sem lastro algum.
O sistema de pontuação traz mais dinamismo à competição. Após o encerramento de cada prova, cuja duração é de 30 minutos mais uma volta, pilotos e equipes que cruzarem a linha de chegada receberão a pontuação na seguinte ordem: 23 pontos ao primeiro colocado, 20 para o segundo e 18 para o terceiro; o quarto colocado soma 16, o quinto 14, o sexto 12 e o sétimo 10. Do oitavo colocado até o 15º, a pontuação decresce de um em um ponto, de oito (para o oitavo) até um (para o 15º).
Na última rodada dupla a pontuação é diferenciada: 35 pontos para o vencedor, 30 para o segundo, 27 para o terceiro, 24 para o quarto, 21 para o quinto, 18 para o sexto, 15 para o sétimo, 12 para o oitavo, 11 para o nono, nove para o décimo, oito para o 11º , seis para o 12º, cinco para o 13º, três para o 14º e dois para o 15º.
Para pontuar em uma corrida, o piloto terá que cumprir o mínimo de 75% da duração da prova. A pontuação é a mesma para as duas corridas do mesmo final de semana. O grid de largada da segunda prova do fim de semana em uma rodada dupla obedece ao resultado da disputa inicial, com os oito primeiros colocados largando em ordem invertida (o oitavo em primeiro, o sétimo em segundo… Até o vencedor largar em oitavo).
As pontuações valem para os pilotos e para as equipes. Já para a disputa entre as marcas apenas os dois melhores resultados por corrida serão considerados.
